A ECM teve participação histórica no setor de indução. No início dos anos 90, ECM e CFEI (anteriormente Saphymo Cell) – ambos membros do grupo Dynathermic – propuseram instalações de tratamento térmico sob vácuo e sob atmosfera. Durante estes anos, a ECM também propôs soluções revolucionárias de cementação a baixa pressão para aquecimento por indução: a máquina TORR.
O seu elevado conhecimento em tratamentos a temperaturas elevadas, a vácuo e em atmosferas controladas permitiu à ECM Technologies propor soluções de indução turn key para diversas aplicações.
Os fornos de indução oferecem a possibilidade de realizar processos complexos a altas temperaturas (2.800°C), com rápido aumento de temperatura (30°C/s), com a garantia da pureza do material (por exemplo: Titânio, Inconel, etc), além do uso de materiais em um ambiente ATEX, corrosivo ou nuclear (Urânio, Zircônio, etc).
A elaboração e a fundição de materiais de alto valor agregado ou a melhoria das propriedades físicas dos materiais ocorrem em fornos de vácuo ou sob atmosfera controlada. As tecnologias implementadas podem ser de cadinho frio (cadinho formado por setores de cobre ou aço inoxidável), ou cadinho quente (grafite e outros) ou em mufla para o material a ser aquecido. É possível tratar materiais isolantes elétricos a frio (cerâmica, vidro, esmalte, silício) em nossos fornos de indução. Podem podem ser contempladas soluções de Plasma como meio de purificação de materiais.