A célula de têmpera a óleo permite o resfriamento de até 750 kg de carga em um tamanho útil de até C1000 x L610 x H750mm.
Têmpera a óleo
Têmpera a óleo
Existem duas versões :
- Versão em óleo de baixa temperatura: de trabalho de 60 a 100 °C
- Versão em óleo de alta temperatura: de trabalho de 110 a 180 °C
Esta célula funciona sob vácuo ou sob atmosfera de nitrogênio a pressão parcial, o que garante a ausência de oxidação na superfície das peças temperadas em baixa pressão.
Possui um elevador interno e dois níveis de posicionamento: imersão e drenagem / carga e descarga. O óleo, agitado de forma vigorosa por dois agitadores hidráulicos submersos, pode lidar com grandes cargas e limitar fenômenos de aquecimento O arranjo desses agitadores hidráulicos depende do suporte de carga.
A velocidade de óleo pode variar, podendo chegar a 1,3 m/s.
O resfriamento do óleo é realizado por um trocador de calor contínuo água/óleo ou ar/óleo, dependendo da temperatura de operação.
A instalação do tanque de têmpera exige a construção de um tanque reservatório impermeável e hermético.
Opcional: se houver necessidade de as peças serem submetidas em um equipamento intermediário antes da têmpera a óleo, o resfriamento mais acelerado da carga com o nitrogênio de 1 bar pode ser realizada com uma turbina localizada na parte superior do tanque de têmpera. O nitrogênio é resfriado através de um trocador de calor interno de água/gás.