Nossos fornos de fusão são projetados para tratamentos térmicos que permitem o desenvolvimento de novos materiais.
Aplicações na fusão
Aplicações na fusão
Aproveite as mais recentes tecnologias para fusão de ligas metálicas, vidros, sílica e outros materiais oxidantes que exigem altas temperaturas. Nossa oferta de soluções de fusão cobre as necessidades nos laboratórios e centros de P&D, indústrias e pequenas fundições. Nossas soluções são escaláveis e modulares, adaptando-se aos orçamentos da empresa.
A elaboração de materiais de alto valor agregado, bem como a melhoria de suas propriedades físicas, ocorrem em fornos a vácuo ou sob atmosfera controlada. As tecnologias implementadas podem ser o cadinho frio (cadinho formado por setores de cobre ou aço inoxidável), ou cadinho quente (grafite e outros) ou mufla do material a ser utilizado no processo de tratamento térmico. É possível tratar materiais isolantes elétricos a frio (cerâmica, vidro, esmalte, silício) nos nossos fornos de indução. Podem ser contempladas soluções de Plasma como meio de purificação de materiais.
A linha de soluções da ECM dedicada à elaboração de materiais abrange uma ampla gama de indústrias, a metalurgia, a aeronáutica, a nuclear e as de produção de materiais refratários e de aditivos são as indústrias nas quais o ECM já é referência tecnológica.
A ECM já desenvolveu diversas tecnologias resultantes não só dos numerosos estudos de P&D, como também de feedbacks com seus parceiros. As inovações tecnológicas são integradas em todos os nossos produtos usando tecnologias indutivas, como fornos de laboratório, fornos VIM e CCIM, bem como plantas de fundição.
A ECM domina as seguintes tecnologias:
- Cadinho frio
- Cadinho quente
- Cadinho condutor
- Torre de atomização
- Fundição sob vácuo
- Tecnologia resistiva
Os cadinhos podem ser combinados com várias formas de tratamentos térmicos.
As diferentes combinações são representadas na ilustração abaixo :
Essas tecnologias permitem que a ECM ofereça produtos modulares e escaláveis e de fácil de instalação.
O ECM permite a integração de cadinhos frios em seus fornos de indução para a produção de materiais reativos. Os cadinhos frios são feitos com peças de cobre refrigerado. A camada do cadinho é feita de um material sólido que evita a contaminação da massa fundida e limita o seu desgaste.
Vantagens :
- Elaboração de materiais reativos a alta temperatura (até 3000°C)
- Elaboração de materiais de alta pureza
- Excelente homogeneidade térmica e química graças à brasagem eletromagnética
- Longa vida útil do equipamento em comparação com cadinhos cerâmicos
Na elaboração de novos materiais ou na modificação de suas propriedades físicas, a ECM traz a expertise em engenharia, estudos de interações entre materiais e na extração de amostras. Esta experiência de processos é resultante do domínio das altas temperaturas e do vácuo, que construiu a imagem do Grupo ECM. Além disso, os projetos de engenharia de alto valor agregado são suportados por expertise em simulação e pilotagem.
A ECM reúne engenheiros e cientistas focados nas aplicações de fundição e elaboração de materiais.
Além disso, a empresa possui parceiros tecnológicos de primeira linha com alto know-how. De fato, as equipes da ECM colaboram com o CEA francês (Commissariat à l’énergie atomique – Comisão de Energia Atômica) a respeito das tecnologias dos cadinhos , bem como com a UTBM (Université de Technologie Belfort-Montbéliard) sobre as tecnologias das torres atomização. Metafensch é um parceiro chave para aplicações de fusão por indução sob vácuo.
Estas parcerias permitiram grande desenvolvimento no centro de pesquisa da ECM Technologies, líder no mercado de elaboração de materiais, para a criação ainda maior de sinergias e de compartilhamento de know-how.